quinta-feira, 26 de março de 2020

O Google não aceita conteúdo sobre fake News?




Mentiras - InfoEscola





<<Caro blaster, artigos sobre conteúdos fakes news não são aceitos na plataforma, lamentamos! Isso porque o próprio Google, com seu algoritmo, "identifica" a fake news e pune o site.>>>

Estou aqui pensando: o que seria uma noticia falsa e qual o critério poderemos confiar ou se há uma certeza absoluta que aquilo é mesmo verdade? Podemos dizer que o homem foi a lua e confiar nas agencias especiais de todo o mundo (até a soviética, hoje, russa), confirmaram que realmente o homem foi para a lua. Ou você pode criar uma outra hipótese, que o homem nunca foi para a lua e que tudo não passou de uma grande balela e as agencias especiais do mundo todo (incluindo a soviética) estariam de acordo do grande plano globalista. Você confia aquilo que é mais fácil acreditar e vai te dar um destaque em uma vida fracassada em alguém que, talvez, tenha descoberto algo relevante, ou vai procurar evidencias sobre o fato? A resposta é óbvia.

Meu professor da faculdade de publicidade, dizia que o ser humano tem a tendência de não enxergar o obvio. Portanto, se você colocar o obvio em uma propaganda, ele não vai enxergar ele, nem se você demonstrar. A frase que coloquei no começo do texto, foi a resposta da empresa de noticia que trabalho freelance, de uma matéria sobre o YouTubeter deletado um vídeo do Olavo de Carvalho por ele dizer que essa pandemia é mentira. Ora, o que é mentira e o que é verdade? Se fomos ir na linha de Santo Agostinho, pondo a verdade como o bem (porque era a filosofia essencial socrática – platônica), e a mentira como o mal, vamos chegar a conclusão que o bem é natural. Porque, para Santo Agostinho, o bem (virtude) é natural do ser humano e que o mal, seria algo, vamos dizer, que é uma construção social. Portanto, a verdade é natural.

Mas, voltamos a questão: qual o critério de se dizer que aquilo é ou não falso? Porque dentro da filosofia, a verdade tem a ver com a semelhança, a conformação, a adaptação ou harmonia daquilo que pode estabelecer, num ponto de vista ou de um discurso, entre aquilo que se entende como subjetivo a consciência e aquilo que ocorre dentro da realidade, concretamente. Ou seja, não só a NASA confirmou que a Terra é redonda (na verdade a Terra é achatada), mas, muitas outras agências espaciais do mundo tudo confirmaram, então, a verdade acaba sendo um fato porque ela é comparada em várias vertentes. As pessoas que afirmam que a Terra é Plana, são pessoas que imaginam que o texto bíblico fala em quatro cantos do mundo e por isso, ela é plana. A bíblia foi escrita a séculos quando só se conhecia um só território, então, os quatro cantos do mundo, era o mundo até então conhecido.

Porem temos um outro problema, eu posso ver uma realidade que o outro não vê e por ele não enxergar a minha verdade, pode ver uma outra realidade. Por isso Nietzsche vai dizer que não existe verdades absolutas (que a maioria das religiões gostam), mas, verdades que podem ser questionadas conforme as necessidades que temos de nos convencer. Por isso ele vai dizer que não existe verdades absolutas e nem fatos eternos, porque as verdades que eram mudam e os fatos são outros. Só que o Google é cartesiano (binário), ou é ou não é. Ou ele detecta que está dizendo que existe fake News, ou ele não detecta, pois, o Google é uma inteligência artificial. Você não pode se enganar com ele, se você faz uma pergunta para ele (Google), ele te mostra a verdade na sua cara e ponto. Porém, o Google – assim como outras mídias sociais – tem seus efeitos colaterais. Ao mesmo tempo que trazem informação e interação social, também trazem a nata da ignorância e uma obrigação de estar de acordo com aquilo que você não quer fazer.

A título de exemplo são as tendências mais massificadas, como no Facebook que teve que adaptar diretrizes para não se propagar fake News. Ai que esta, um tempo atrás, as pessoas começaram a dizer que você postar várias vezes era span, mas, span, na verdade, é uma propaganda por e-mail. Por isso o Orkut acabou – as pessoas migraram para o Facebook por causa da maior liberdade – porque o pessoal reclamou, o Google criou varias regras para aquilo, a grande maioria não concordou e migrou para outra rede social (depois o Google disse que foi para criar outra rede social dos moldes do Facebook, mas, sabemos ser uma mentira bem vagabunda). O que vai acontecer com o Facebook e outras redes sociais, porque, afinal, contrariando os libertários da escola da Rand, a empresa pode ser particular, mas, em o público ela não é nada. Uma rede de lojas sem o seu cliente, não é coisa nenhuma. Essa falácia que a empresa é do Mark Zuckerberg e ele faz o que quiser, é uma puta mentira, porque ele depende de pessoas para sobreviver.

Recentemente, fui bloqueado no Quora por razoes desconhecidas. O Quora é uma mídia social, que você faz perguntas e também, pode responder perguntas. As minhas suspeitas recaem que eu usava a nota de rodapé para divulgar minhas noticias que escrevo, que ao meu ver, não fere nada e nem poluem nada. Quem quiser abrir abra, quem quiser ignorar, ignore. A questão é: eu faço a divulgação no meu Twitter, perco meu tempo respondendo e não posso divulgar um link?

Nenhum comentário:

Postar um comentário