Quem me conhece sabe que duas coisas me regem quando eu vejo
um vídeo, ou leio algum texto sobre os acontecimentos atuais ou de outros. Primeiro,
eu pergunto o porque daquilo acontecer do jeito que está no vídeo ou no texto,
pois, como eu leio filosofia, as coisas tem que fazer sentido dentro de uma lógica.
Se um gato pular de um prédio, de pé ou não, conforme o andar que ele tiver, o
gato vai morrer. É a realidade do fato da lei da gravidade agir no corpo do
gato, não é que eu acredito na lei da gravidade, eu posso comprovar todos os
dias. E dentro da filosofia está a segunda coisa que rege o meu pensamento, o
ceticismo (que não é o mesmo de ateu, embora, duvide das crenças) e o
racionalismo, mais especificamente, cartesiano. Eu vou duvidando ate reduzir a
algumas poucas evidencias que podem fazer sentido.
Quando recebo vídeo de todo tipo eu faço as seguintes
perguntas: isso vai me trazer uma verdadeira informação? Isso é importante para
meu crescimento intelectual e moral? Onde e o porque poderia ter acontecido
isso? A primeira pergunta tem a ver com as escolhas que devemos escolher como
fonte de informação. Será mesmo que aquilo que estou lendo é verdade ou não? Será
que outras fontes estão dizendo a mesma coisa? A segunda pergunta tem a ver com
que é passado como um complemento ou tem a ver, moralmente, com aquilo que eu
acredito sem nenhuma influência ideológica ou religiosa. Será que isso é
eticamente ou moralmente, viável? E a terceira e ultima pergunta tem a ver com o
fato em si analisado, observado e feito uma leitura logica.
Por exemplo, recebi de uma pessoa um vídeo que falava que a China
estava contaminando o mundo com o vírus Covid-19 por causa de uma, possível,
guerra biológica. Primeira questão é: será que isso é verdade ou uma montagem
de outros vídeos de pessoas que fizeram de propósito por pura maldade? Mesmo se
for verdade, do mesmo modo da teoria do deputado e filho do presidente sobre
Chernobyl, é muito difícil você provar algo desse tipo sem criar uma tensão comercial
ou diplomata. Mesmo que, supostamente, a ONU (Organizações das Nações Unidas)
fosse quem faria o inquérito e a investigação. As pessoas cuspindo em outras ou
em lugares, estando doentes, não são novidade. Existiram pessoas com Aids que também
contaminaram outras propositalmente, e isso, foi muito divulgado dentro da
imprensa. Ao que parece, há nessas pessoas um sentimento de injustiça e querem
que outras pessoas fiquem doentes.
Depois, o que isso vai fazer eu crescer moralmente e intelectualmente?
Podemos pensar que pode ser um bom exercício de refutação, ou seja, você – se quiser
– pode fazer uma pesquisa e refutar ou concordar com a teoria do homem que
narra o vídeo. Porém, moralmente, poderemos condenar o governo chinês (que é
sim, de viés socialista/comunista) a não prestar atenção nessas pessoas, pois,
os vídeos estão ai para todo mundo ver. E não só o governo chinês e sim, o
governo italiano e outros. O problema recai sempre da burocracia estatal –
muitas vezes, tem a ver com ideologias dominadoras que regulam para controlar –
que não dá uma liberdade maior, porém, o povo chinês, assim como muitas regiões
do Brasil, é pobre e ignorante. O banimento de uma moral espiritual, levou o
povo chinês a ser frio e ter uma perversidade.
A terceira questão é a questão base, pois, o porque o
sujeito fez o vídeo e onde ele fez. Será que saiu das catacumbas de uma caverna
ou de um agente da CIA? Porque, se o cara está afirmando, então, ele tem algo a
ver com agencias internacionais ou tem informações únicas. Mas, por quem? Onde e
o porque deu a ele essas informações? Sim, porque para ele afirmar com tanta convicção
que existe uma conspiração do governo chinês e uma guerra biológica, que acho,
que o exercito deveria convocar ele e dar outras explicações. Por outro lado,
de fato o Estado tem sim o monopólio da violência e o monopólio cientifico e de
conhecimento, pois, nem todo o conhecimento pode ser compartilhado com a massa.
Qual governo gosta de um povo questionador e que sabe dos seus direitos? Os impérios
antigos – como o grego e o romano, aqui no ocidente – só uma elite estudava e
aprendia ler, entre outras coisas. Até o século dezessete e dezoito, vários países
começaram a pensar em uma educação para todos. Mas, a ideia só se massificou no
século dezenove e ao longo do século vinte.
Várias teorias estão tomando forma dentro da internet e nas mídias
sociais, acabam sendo adotadas como verdade. Mesmo que a China tivesse essa intenção,
iria dar “um tiro no próprio pé”, pois, a grande questão da economia
capitalista não é você vender o produto e sim, ter a demanda e ter a tecnologia
para expandir e renovar. Mesmo, por exemplo, que o mundo consumisse só os
produtos da China, comprasse tecnologia chinesa, uma hora o mercado iria estagnar.
Seria como se todas as lojas de moveis falisse e só sobrasse a Magazine Luiza,
pois, vai chegar uma hora que a demanda vai ser demais da oferta. As pessoas iriam
enjoar e iria acontecer um fenômeno interessante, iria voltar os marceneiros
que iriam fazer os moveis que a pessoas querem, versificando o mercado. Além do
mais, a economia não vive só da demanda e oferta de produtos e serviços físico,
eles dependem de commodides. Ações dentro da bolsa de valores. Créditos. Juros bancários
e outras coisas dentro da questão.
Não estudei tanto a questão econômica, mas, seria um erro
mortal para a China.
Amauri Nolasco Sanches Junior
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