sexta-feira, 26 de março de 2021

#PCDVACINAJÁ – POR QUE EU VOU CAGAR NO MEU TITULO?

 


Harari no seu livro, 21 Lições Para o Século 21 – que eu comecei a ler a pouco tempo – no começo já solta uma bomba: a narrativa liberal não deu certo. Segundo ele, existiram 3 narrativas ao longo do século 20: fascista, comunista e liberal. Nos anos quarenta a narrativa fascista (autoritária) caiu por terra por motivos óbvios, pois eles detonaram vidas humanas por causa de um ideal velho, ideal que não cabia mais no mundo da época (como acontecia séculos atrás). Depois foi a vez da narrativa entre o comunismo (encabeçado pela URSS) e  o liberalismo (encabeçado pelos Estados Unidos da America), que teve fim no começo dos anos 90 com a queda da URSS. A questão é: o que restou?

 

A partir dos anos 90 se começa ter um discurso liberal – como se o liberalismo tivesse ganhado – e o começo da internet como centro financeiro e a derrocada do globalização. Não globalismo, isso é coisa de gente sem noção nenhuma de geopolítica. Mas, segundo Harari, até mesmo o liberalismo em si falhou e vimos em toda rede a derrocada de uma critica muito mais feroz. O liberalismo falhou porque não supriu as demandas que deveria ter suprido. Harari é mais pessimista, ele coloca em xeque a ditadura do algoritmo e como grandes corporações podem dominar o mundo. A meu ver, o anarquismo digital é inevitável e muito mais rentável, pois, quem precisa do ESTADO quando você pode escolher em que trabalhar e em que produzir conforme a demanda.

 

Para pessoas que estão acostumadas com o ESTADO, a não serventia dele nas demandas populacionais, vao gerar mais questionamento daquilo que se chama de liberdade. Temos liberdade? Temos as nossas demandas atendidas pelo ESTADO? Não. Pessoas com deficiência como eu, nem entraram nas prioridades da vacina. O STF (Supremo Tribunal Federal), que deveria cuidar da lei, rejeitou que tivéssemos prioridade. Talvez pensem  que não somos da cadeia produtiva, talvez pensem que será melhor morremos. Somos jogados, ainda, em abismos do esquecimento, onde não temos vez.

 

Por isso mesmo eu não gosto de políticos. Não gosto de burocratas. Não gosto do ESTADO como ele se apresenta. As democracias liberais estão morrendo por causa das corruptas resoluções, por causa que não existe liberdade total, porque não somos nada para eles.

 

Amauri Nolasco Sanches Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário