sexta-feira, 22 de maio de 2020

Opiniões fofinhas e filósofos iludidos






Amor Ou Ilusão - Home | Facebook



Por Amauri Nolasco Sanches Junior

A ilusão é uma fé desmedida.

Uma amiga diz que eu continuo me iludindo, só porque eu postei a foto da minha ex-noiva no meu Facebook. Dai, enquanto eu escrevia a matéria no Blasting News – que o pessoal ainda insiste que não tenha credibilidade nenhuma – eu fiquei refletindo sobre. Nessa reflexão uma questão vem à tona: um filosofo pode se iludir? O que é uma ilusão? E mais ainda, o que é a verdade? Mesmo o porque, quando postei a foto, naquele momento, eu não estava esperando nada e nem pensando nada, eu apenas, achei a foto bonita. Por que não posso achar alguém que teve relação comigo a muito tempo, lindo? Só porque não está comigo, isso não quer dizer que ficou feia. Por outro lado, se eu senti alguma coisa por ela, eu sei que ou ela não vai mais voltar ou vai demorar para ela amadurecer e entender, que ela não precisa ter as mesmas opiniões da sua mãe para a mãe, ou ate mesmo sua familia, cuidar dela. Enfim, eu sei que não estou mais com ela.

Duas coisas acontecem com essa geração chamada mileniuns – minha amiga tem 28 anos – eles nasceram em um outro mundo, onde não se precisa lutar pela liberdade e tem muita dificuldade de serem frustrados. Aqui vou fazer um mea culpa, pois, de alguma forma, tenho um sério problema de ser frustrado e talvez, com a idade, isso vem mudando. Porque se fosse em outros tempos, eu brigaria feio com essa minha amiga e ficaria bastante nervoso, coisa que não aconteceu. Porque eu entendi o ponto dela, mas ao mesmo tempo, eu discordo com esse ponto. Ai entramos na outra questão dessa geração é que ela acha que tudo num click será resolvido o problema, porque cresceram em torno da nova tecnologia. Eu fui ter meu primeiro computador com 21 anos e meu primeiro celular eu fazia ligação e olhe lá. Você não acaba com o amor num click, você não acaba com o passado num click, você não deleta pessoas na sua vida. Eu pelo menos, não descarto como uma “coisa” pessoas na minha vida, só se essa pessoa me agredi fisicamente ou moralmente.

Mas, voltando ao tema original, a questão de ser ou não iludido acaba sendo definida com a definição de realidade. Afinal, o que é a realidade? Qual a definição de algo que seja real ou não? Ou se aquilo que imaginamos ser a realidade, na verdade, pode não ser real? Pode ser que as pessoas nem façam ideia o que é a realidade, porque os valores e o mundo do que vivemos, são fruto das nossas neuroses. Sempre pessoas que falam da “realidade”, são pessoas que foram podadas por uma educação dentro de alguma seita evangélica, ou dentro de família desestruturadas que não moldaram o seu caráter dentro de uma abertura maior. E isso, claro, tem muitas exceções e felizmente não é regra.

Por outro lado, eu desconfio de pessoas que não postam a verdade e querem dar uma de fortinhas, além, é claro, pessoas que não postam fotos de namorados.

Leiam também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário