Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.John Locke
Sem dúvida nenhuma, o filósofo Luiz Felipe Pondé acertou na análise
dele sobre o caso Monark e a análise o que seria uma juventude liberal nos dias
de hoje. Disse – o Pondé – que há um grande equívoco entre os jovens liberais
no Brasil bastante grave, fruto de uma péssima formação liberal aqui, recusado
pelas universidades e dominado por empresários e afins que ainda limitam o
repertorio liberal no mercado (porque, não daria lucro o liberalismo). Isso traria as enxurradas de polemicas vazias
que estão todos os dias nas redes sociais. quem quiser ler, está aqui.
A minha análise é analisar o aspecto além do que ele
analisou sobre liberdade que ficou meio restrito a uma análise pouco profunda,
que não poderia ser diferente por ser um artigo de jornal, e pouco explora o
que seria a liberdade de verdade. Uma frase no artigo ele escreve: “A liberdade
não é um valor absoluto, talvez nenhum seja.”, diante dela eu vou fazer uma análise
mais profunda. Primeiro, que os jovens não só liberais, mas Ancaps também,
confundem realidade com ter um ideal para chamar de seu e isso, como apontou
muito bem Pondé, tem a ver com a formação. Eu penso que formação vai muito além
do que fazer uma universidade, mas, se você decidiu seguir uma ideologia ou uma
religião, tem que se ler sobre o assunto. O que vejo aqui no Brasil, são distorções
que aquilo que eles descobriram como algo que deve caber dentro daquilo que
eles já acreditavam. Sem sombras de dúvidas, que a maioria dos moleques
liberais e ancaps, na verdade, são mais antipetista do que acreditam nessas
ideologias.
Depois, é uma frase nietzschiana no sentido de provocar uma visão
não absolutista pelas coisas. Se eu sou antipetista, tenho que argumentar de
forma honesta sem se apegar em algo, como bolsonaristas e petistas se apegam. E
no mais, os valores são muito mais políticos (no sentido de domesticar o cidadão)
do que cultural. Na verdade, hoje em dia – numa visão mais na geopolítica –
fica difícil você determinar essa fronteira ideológica porque a guerra fria
terminou (mesmo que alguns achem que não). Lá fora isso está mais determinado
do que aqui no Brasil, que de modo atrasado e polarizado, vários veículos de
informação têm aproveitado essa coisa de liberal e comunista. O comunismo nunca
existiu, só existiu governos socialistas.
Liberdade na filosofia como uma independência do ser humano,
autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. Ou seja, a
liberdade da filosofia – no sentido mais metafisico – tem a ver com a ideia
grega de autonomia, mas, na fala tem um problema. Esse problema é muito
parecido com o problema da mentira de Kant, no qual, o filósofo alemão dizia
que não podíamos mentir. Mas, e se for para salvar uma pessoa? Vale mentir? Da mesma
forma, a liberdade não se pode ser um valor absoluto sem ela atingir todos os
demais. Eu posso defecar na rua? Até posso, mas vou ser repreendido por pessoas
e pela lei (atentado ao pudor). Além de agredir os demais na sociedade. Biologicamente,
somos animais gregários – como primatas – e temos a tendencia em não sermos solitários.
Por isso mesmo a depressão e a ansiedade aumentaram na nossa cultura, porque
somos levados a achar que não temos que ter convívio.
Como pessoa com deficiência, essa discussão de liberdade de expressão
é muito cara no nosso segmento. Mesmo o porquê, as pessoas se acham com
liberdade de expressão para nos agredir a todo o momento e chamar pessoas como
nós, como feios ou defeituosos. Além disso, a liberdade como autonomia, sem
nenhuma acessibilidade não tem nenhuma validade de pessoas como eu, sem nenhuma.
Fora outras maneiras de liberdade – que em tese teríamos – que não temos. Quem passou
a vida inteira em instituição de reabilitação e hospital, sabemos que não temos
liberdade. Então, há uma liberdade irrestrita que pode haver?
Há uma verdade que ninguém fala, o grande problema que o
estado – como a grande Matrix – não deixa a liberdade acontecer porque tem
interesses financeiros. A liberdade permitida é a liberdade lucrativa das
empresas e essa é a ideia de liberdade. Mas, a essência da liberdade não é essa
e talvez, eu escreva sobre.
Amauri Nolasco Sanches Júnior
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