segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Jovens liberais e ancaps só falam merda por não terem leitura

 





 

Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.
John Locke

 

 

Sem dúvida nenhuma, o filósofo Luiz Felipe Pondé acertou na análise dele sobre o caso Monark e a análise o que seria uma juventude liberal nos dias de hoje. Disse – o Pondé – que há um grande equívoco entre os jovens liberais no Brasil bastante grave, fruto de uma péssima formação liberal aqui, recusado pelas universidades e dominado por empresários e afins que ainda limitam o repertorio liberal no mercado (porque, não daria lucro o liberalismo).  Isso traria as enxurradas de polemicas vazias que estão todos os dias nas redes sociais. quem quiser ler, está aqui.

A minha análise é analisar o aspecto além do que ele analisou sobre liberdade que ficou meio restrito a uma análise pouco profunda, que não poderia ser diferente por ser um artigo de jornal, e pouco explora o que seria a liberdade de verdade. Uma frase no artigo ele escreve: “A liberdade não é um valor absoluto, talvez nenhum seja.”, diante dela eu vou fazer uma análise mais profunda. Primeiro, que os jovens não só liberais, mas Ancaps também, confundem realidade com ter um ideal para chamar de seu e isso, como apontou muito bem Pondé, tem a ver com a formação. Eu penso que formação vai muito além do que fazer uma universidade, mas, se você decidiu seguir uma ideologia ou uma religião, tem que se ler sobre o assunto. O que vejo aqui no Brasil, são distorções que aquilo que eles descobriram como algo que deve caber dentro daquilo que eles já acreditavam. Sem sombras de dúvidas, que a maioria dos moleques liberais e ancaps, na verdade, são mais antipetista do que acreditam nessas ideologias.

Depois, é uma frase nietzschiana no sentido de provocar uma visão não absolutista pelas coisas. Se eu sou antipetista, tenho que argumentar de forma honesta sem se apegar em algo, como bolsonaristas e petistas se apegam. E no mais, os valores são muito mais políticos (no sentido de domesticar o cidadão) do que cultural. Na verdade, hoje em dia – numa visão mais na geopolítica – fica difícil você determinar essa fronteira ideológica porque a guerra fria terminou (mesmo que alguns achem que não). Lá fora isso está mais determinado do que aqui no Brasil, que de modo atrasado e polarizado, vários veículos de informação têm aproveitado essa coisa de liberal e comunista. O comunismo nunca existiu, só existiu governos socialistas.

Liberdade na filosofia como uma independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. Ou seja, a liberdade da filosofia – no sentido mais metafisico – tem a ver com a ideia grega de autonomia, mas, na fala tem um problema. Esse problema é muito parecido com o problema da mentira de Kant, no qual, o filósofo alemão dizia que não podíamos mentir. Mas, e se for para salvar uma pessoa? Vale mentir? Da mesma forma, a liberdade não se pode ser um valor absoluto sem ela atingir todos os demais. Eu posso defecar na rua? Até posso, mas vou ser repreendido por pessoas e pela lei (atentado ao pudor). Além de agredir os demais na sociedade. Biologicamente, somos animais gregários – como primatas – e temos a tendencia em não sermos solitários. Por isso mesmo a depressão e a ansiedade aumentaram na nossa cultura, porque somos levados a achar que não temos que ter convívio.

Como pessoa com deficiência, essa discussão de liberdade de expressão é muito cara no nosso segmento. Mesmo o porquê, as pessoas se acham com liberdade de expressão para nos agredir a todo o momento e chamar pessoas como nós, como feios ou defeituosos. Além disso, a liberdade como autonomia, sem nenhuma acessibilidade não tem nenhuma validade de pessoas como eu, sem nenhuma. Fora outras maneiras de liberdade – que em tese teríamos – que não temos. Quem passou a vida inteira em instituição de reabilitação e hospital, sabemos que não temos liberdade. Então, há uma liberdade irrestrita que pode haver?

Há uma verdade que ninguém fala, o grande problema que o estado – como a grande Matrix – não deixa a liberdade acontecer porque tem interesses financeiros. A liberdade permitida é a liberdade lucrativa das empresas e essa é a ideia de liberdade. Mas, a essência da liberdade não é essa e talvez, eu escreva sobre.

Amauri Nolasco Sanches Júnior 




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