terça-feira, 2 de abril de 2019

1964 e a “censura” do Cinemark – não seria a mesma coisa?




Resultado da fotomontagem

Amauri Nolasco Sanches Junior


vendo o video do Lobão – que acho muito inteligente e consciente – vi que ele foi o único coerente nessa história toda do Golpe Militar de 1964. Por que? Segundo o Lobão, que eu concordo 100%, é muito ilógico uma pessoa reclamar da censura do Cinemark, mas, concorda com a censura do militarismo (governo, que embora tivesse um parlamento, o presidente era escolhido pelo exército). Pessoas que se dizem contra “tortura” de animais, pessoas que se dizem contra matar para roubar, pessoas que até se dizem, cristãs, e que são a favor de torturadores. Claro, que quando você tem todo o poder vindo do ESTADO para censurar, para reprimir e para, a todo custo, as ideias não serem propagadas, o sujeito vai fazer de tudo para fazer isso. Acho, que a reflexão do Lobão, é uma reflexão para a direita repensar se quer mesmo se modernizar e ser uma direita liberal mesmo, ou vão ficar com esse “Macartismo” - para saber mais está linkado aqui – que só atrapalha a discussão.
Não há nenhuma dúvida – à não ser para quem não estudou a politica de hoje – não há nenhum perigo comunista. O fenômeno venezuelano ou de outra nação americana – porque somos do continente americano – são tentativas furadas de uma leitura marxista de um pensamento nativo. Tanto é, que pegaram o que Simón Bolívar pensava e misturaram o pensamento socialista, mas, o pensamento bolivariano é um pensamento de libertação. A teoria socialista – como toda teoria totalitária – é uma teoria de pessoas ressentidas, aquelas que não tomaram consciência da sua potencialidade. Não estou dizendo da meritocracia – que também não acredito – estou dizendo da potencialidade de biscar aquilo que é melhor para si mesmo. O socialismo não conseguiu educar o povo russo ou de outra nação, daquilo que ele achava “supérfluo”, porque as vontades são diferentes em cada pessoa e a desigualdade, enquanto sociedade, é uma desigualdade de outros fatores. Mas, o fato é, que o perigo socialista foi sepultado com o muro de Berlim, não há mais nenhum requisitório de alguma ideia comunista.
Como eu disse no texto anterior sobre a educação, temos várias pessoas que não tiveram o básico da escolaridade. Então, claro, se você não tem um conhecimento mais profundo, você não tem um entendimento e nem uma consciência crítica. A crítica que eu falo não é falar “mal”, mas, uma análise mais profunda o assunto. Isso tem a ver com o Golpe Militar de 1964 que tem vários períodos complexos, porque desde 1955 os militares queriam tomar o poder e só não foram, por causa do “suicidio” de Getúlio Vargas. Essa “ilusão” que os militares estavam esperando a aclamação do povo e essa aclamação – pelo menos, só ela – foi o estopim da intervenção é uma enganação. No mesmo modo, dizer que nazismo é de esquerda e o fascismo é parecido com o nazismo, porque não dá para analisar superficialmente. A história não é feita só de coisas escritas, se deve estudar os por menores.
Ora, claro, que a esquerda revolucionária não queria democracia nenhuma e era financiada pela União Soviética e treinados por Cuba. Aliás, nesse periodo, se tinha uma esquerda raiz da revolução e hoje tem a esquerda “nutella” que é só vegana, ama os animais, acha que o mundo tem que está sempre igualdade e uma grande Disneylândia. Só que o mundo é o que ele é. As aranhas sugam todo o sangue das moscas. Os leões, mordem o pescoço da sua vitima para ele morrer mais rápido. Os animais matam os filhotes com “defeitos” e alguns, até comem eles. O que faz nós sermos diferentes? A racionalidade. Somos cruéis e matamos o outro porque aprendemos assim ou acreditamos – ou não acreditamos – que aquilo é certo ou é preciso para alcançar um fim. Temos nossa própria consciência e temos nossa própria personalidade, e dentro dessa personalidade, sempre é construída em cima dos nossos valores. Sejam elas espirituais, sejam elas ideológicas. Só é uma escolha e essa escolha não pode ser relativizada.
Ser contra ditaduras de esquerda é um valor ético que deve sim, ser levado para ditaduras de direita. Ter ditadores de estumação é esquecer que somos animais politicos, por exatamente, sermos racionais. A censura do Cinemark não é diferente da censura que tivemos 21 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário