quinta-feira, 15 de abril de 2021

O BRASIL NÃO É PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA








Em uma discussão sobre ética com meu pai, depois que tomamos uma canseira dentro da Caixa Econômica Federal, e ele termina com uma pergunta: “o que a pessoa ganha com isso?”. Porque qualquer gerente de um órgão publico, vai dizer que o sistema burocrático é para não haver fraudes e que o trabalho do governo é garantir o serviço ao maior publico possível. Piada. Como uma pessoa consegue clonar um cartão de beneficio? Num modo muito profundo, a questão de clonagem e de corrupção se deve sempre por causa de esquemas, só isso.

Isso tem a ver com a ética e como o brasileiro trata o seu próximo, principalmente, nas empresas publicas. Porque parece que estão lhe fazendo um favor e esquecem que nós, todos nossos familiares e todo mundo, paga impostos. E é muito pior quando você é uma pessoa com deficiência, que mesmo com uma Lei Brasileira de Inclusão, não temos nenhuma preferencia e ainda acham que o dinheiro e o serviço são deles. Segundo a LBI, pessoas com deficiência tem preferencia quanto a vacinação contra o COVID-19, mas os políticos puxam o saco para quem acham que dão voto. Dai entra a pergunta do meu pai: o que a pessoa ganha com isso?

O que a pessoa poderia ganhar tanto em burocratizar – porque a burocracia traz a corrupção – e o porque clonar cartões de beneficio, sendo que é um só meio é um só beneficio, pois, sabemos que um dia pessoa vai descobrir. O ganho é imediato, mas o valor é muito pequeno e não daria um dia. Então, voltamos ao que meu pai perguntou: o que a pessoa ganha com isso? Ganhar ou não ganhar é um ponto moral muito importante dentro de qualquer esfera do segmento, porque não tenho só problema com a Caixa Econômica Federal. Os Correios, em plena pandemia, não entrega encomendas grandes no meu CEP. Como vou comprar coisas que preciso se eu tenho que buscar na agencia dos Correios? E o ganhar sempre é o ganhar para um lado, o lado da incompetência e descaso de pessoas.

Será que isso é um processo de não se ensinar nas escolas o que seroa ética ou moral? Será que isso é questão de ensinar que todas as pessoas merecem respeito independente de qualquer coisa? Porque, estamos vendo na pandemia, que ate os negros querem priorizar, mas as pessoas com deficiência nem tocam no assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário