sexta-feira, 16 de abril de 2021

Showzinho politico com os mesmos nomes

 

Figure Skaters - Holiday on Ice 


Quando eu era bem jovenzinho lá em uma unidade da AACD (Associação a Assistência a Criança Deficiente), eu assistia o show no gelo, Holiday on ice, onde havia um tema e o show inteiro se contava uma historia com atores patinando no gelo. Não sei se ainda a associação (que virou puxadinho do SUS) levam as crianças com deficiência, mas foram anos muito significativos para minha formação e para saber (anos depois) que show é show e vida real é vida real. Eu posso ter gostado de todas as apresentações do show do gelo, mas eu sei muito bem, que aquilo não era verdade e não poderia ser a minha vida.

 

Como vimos, enquanto pessoas morrem de covid-19 e que, no momento, as pessoas com deficiência não serem prioridade, vimos um show como u vi no Holiday on ice. Os nomes ali reunidos – que ficou de fora o showmam senador Jorge Kajuru – não são surpresa e nem deve ser aclamados como heróis, porque essas comissões gastam muito dinheiro, não dão em nada e é pauta riquíssima para quem quer concorrer as próximas eleições. Falta de respeito com o ser humano, falta de respeito com a nação, falta de respeito com  quem paga imposto todos os dias e não recebe nada.

 

Num ponto ético, a comissão é um modo revanchista de ser politico na politica brasileira e isso tem procedentes. Pois, o Brasil, historicamente, sempre foi um país que tiveram facções que detonavam a outra para tomarem o poder.  Mesmo o porquê, o poder tem muito mais importância do que o dinheiro, pois, o dinheiro já esta incluído dentro do poder. A questão sempre foi a questão hegeliana de que o escravo não pode ser considerado preso, porque não tem responsabilidade nenhuma como o seu senhor (dai é derivado o pensamento freiriano do o sonho do oprimido, se não tiver uma educação livre, é oprimir). Será mesmo que quem dentem o poder é livre? Como sabemos o que é liberdade?

 

Grandes liberdades presume grandes responsabilidades – dai minha critica com os libertários individualistas que se classificam como anarcocapitalistas – porque, por mais que você queira, você vive em uma sociedade e cada ato seu tem a ver com atos de extrema responsabilidade social. Por exemplo, você pode, muito bem, acelerar seu carro ate o ultimo e correr, mas você pode ou atropelar alguém, ou pode bater e se matar matando gente que não queria morrer. Atos são dilemas éticos e devem ser muito bem pensados para não prejudicar o outro. Assim como, todas as questões politicas e que vao refletir dentro de uma sociedade maior. Como disse no outro texto – aqui – se uma pessoas clona um cartão de um beneficio é um ato ático, pouco lucrativo, mas que mostra que temos uma educação, ainda, onde ter vantagem é um grande negocio.

 

Onde vamos chegar com essa comissão? Será que vamos saber mesmo o que aconteceu ou é mais um showzinho? Se for um show, prefiro o Holiday on ice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário