quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

BolsonaroQuerBiscoito – a juíza foi irônica, vocês não entenderam?

 





Não sei se repararam, mas graças a uma educação cada vez mais evangélica o brasileiro está levando tudo ao pé da letra. E explico. A bíblia é um livro simbólico (diríamos, hermético), e não podemos levar tudo ao pé da letra, pois, todo mundo sabe que a história de Adão e Eva é apenas uma alegoria sobre a humanidade. Ou seja, Adão feito da terra vermelha (a vida começou no mundo quente e vulcânico), e Eva feita da constela dele (o ser vivente que evoluiu em seres complexos e racionais). Eva também pode ser definida como aquela que dá a vida, de dentro do homem, ou seja, Eva é a alma do mundo, a alma do ser humano. Outros escritos disseram que a primeira mulher de Adão foi Lilith, e ela não se submeteu ficar embaixo de Adão e foi embora, casou com o “anjo rebelde”. A rebeldia sempre foi malvista por sociedades antigas como entrave para o poder. Podemos dizer, que sem um ESTADO o homem estava no paraíso, colhendo o que a natureza deu, animais e tudo. Mas, começou a oprimir e assim, começou tirar tudo com o suor do seu trabalho. 

A simbologia é simples, coesa e não tem nenhum mistério. Não existe nenhuma evidencia de seres humanos tendo aparecido do nada, mas temos evidências de seres humanos evoluirão dos primatas e tiveram uma longa jornada até os dias atuais. O resto são formas mitológicas de explicar o mundo e as coisas que existem, afinal, Deus criou um mundo a partir de materiais existentes e continua a construir coisas de outras coisas. Só por causa dessa educação no pé da letra do mundo, as coisas estão piorando e vão continuar piorando porque as pessoas já não sabem diferenciar ironias com coisas serias, como a mídia adora em explorar. Claro que o vídeo que viralizou da juíza ensinando sair sem a máscara é uma ironia, ou seja, em alguns casos o vírus não existe (o instagram está cheio de exemplos nos stories), no outro o vírus existe. Mas a imprensa hipócrita, gosta de mirar nessas coisas para terem visualizações, ganhar dinheiro com a desgraça alheia. Que tal cobrar dos parlamentares que ficam o dia inteiro nas suas redes sociais? Ou cobrar uma vacina que funcione e que imunize a população? Sem nenhum viés ideológico. 

Num mundo onde você falou alto ja é motivo de te chamarem de tóxico, machista escroto – essas pessoas tiveram pais muito mais escrotos do que quem grita, que no mínimo, é falta de educação – não me admira que as pessoas confundam ironias com verdades. Mas, como disse, se teve uma educação evangélica do pé da letra, e não tivemos nenhuma evolução de uma educação escolar mais efetiva e menos técnica. Não adianta nada ter técnicos sem nenhuma ética, sem nenhuma empatia com os demais. Além de acharem que psicólogos resolveriam essa lacuna dentro da educação, pois, a educação tem que mostrar a realidade, mesmo que está realidade, machuque. No mais, psicólogos youtubers, podem piorar o fato das pessoas não souberem o que fazer quando terminam uns relacionamentos, quando sua família se desfaz, quando o pai bate na mãe. Traumas podem até serem vistos e analisados dentro do contexto clínico, mas não podem ser analisados de uma forma generalizadora. Generalizar não é a solução. 

Generalizações e análises ao pé da letra, tem levado a humanidade ter conflitos infantis que levaram a morte de milhares de pessoas. Um bando de fanáticos religiosos ou ideológicos, que acham que vão resolver o mundo pondo em prática livros de filosofia que deveriam ser lidos como literatura. Vide a revolução russa que colocou o país numa ditadura de 70 anos ou, regimes liberais que oprimem o ser humano e diz a eles que venceram por mérito. Você estuda 20 anos, trabalha o resto da sua vida e isso é mérito. Eu nem sou a favor do socialismo comunista – existe, a meu ver, um socialismo de direita que é tema para um outro texto – mas o capitalismo liberal tem suas nuances e suas falhas, muito graves, que foram tiradas exatamente dos livros de filosofia. Mas, nunca, absolutamente, nunca, tiraram para o ser humano se autogovernar. Por que será? 

Amauri Nolasco Sanches Júnior 

44 anos, publicitário, técnico de informática e filósofo da educação e também estudante de licenciatura de filosofia


Cliquem aqui se puderem 






Nenhum comentário:

Postar um comentário