terça-feira, 5 de janeiro de 2021

NEM TUDO É TÓXICO

 



"Deixa eu te amar como uma mulher

Deixa eu te segurar como um bebê

Deixe eu brilhar como um diamante

Deixe eu ser quem eu devo ser

Fale comigo em poemas e canções

Não me faça ser agridoce

Deixa eu te amar como uma mulher

Deixa eu te segurar como um bebê

Deixa eu te segurar como um bebê"

(Lana Del Rey - Let Me Love You Like A Woman)



Essa parte da música da Lana Del Rey - que é uma delícia ouvir - me fez procurar a tradução, pois não sou tão influente em inglês. A música mostra o cara dizendo para uma mulher que veio de uma cidade pequena para ver ela e diz esse refrão para deixar ele amar ela como uma mulher, dizendo que ela não é uma boneca ou um objeto. claro, é uma musica unisex e pode, facilmente, ser cantada por homossexuais. Isso prova que nem sempre os homens são violentos ou que são potenciais estupradores, porque isso aconteceu no seu mundo e nem tudo que aconteceu no seu mundo, aconteceu num mundo geral. Minha tese é que as pessoas usam quem foi tóxico ou quem estuprou, para lutar em causas para tirarem a culpa de não terem denunciado essas pessoas. 

Como diz o título, nem tudo é tóxico e nem tudo é feito por “machinho alfa” que quer ser contra o feminismo. Pois, o feminismo de verdade quer a igualdade, mas o feminismo tóxico quer que as mulheres sejam vistas como seres superiores, sem seus erros ou defeitos. Afinal, o machismo tem que acabar por um motivo óbvio, pois o mundo vai progredir muito melhor sem ele, com ética e com mais igualdade. A eliminação dele não vai acontecer com mulheres cagando na foto do Bolsonaro, ou enfiando crucifixo no meio da bunda, porque ninguém gosta quando são impostas esse tipo de coisa. Aí chegamos ao cerne do problema: o que seria uma pessoa tóxica?

Segundo uma pesquisa no Google, pessoas tóxicas são pessoas que fazem drama por tudo, tentam manipular e controlar outras pessoas, são carentes e tudo gira em si mesmo, usam as pessoas para atenderem suas necessidades; são extremamente críticos consigo e com os outros; tem ciúmes e inveja dos outros; sentem tristeza com a vitória dos outros e não querem procurar ajuda nenhuma para o problema. A meu ver, nem tudo nessa listinha são pessoas tóxicas, pois, no máximo, são pessoas chatas. E nem acho que as pessoas críticas podem ser consideradas tóxicas, porque se você não examinar sua vida, ela não vai ser digna de ser vivida. O problema não é a manipulação, nem ser crítico e muito menos procurar ajuda - com certeza é uma propaganda barata de clínicas psicológicas - é a violência que várias crianças testemunharam com a mãe, o estupro da propria companheira que muitas vezes, geram filhos com deficiência e etc. Acho que o mundo não é feito para pessoas sinceras que podem sim, ser críticas as outras pessoas e a si mesmos. Por que não?

Dentro da filosofia, em vários ramos, a crítica é importante para a manutenção daquilo que você é. Não sendo violento, não vejo o porquê das pessoas serem críticas serem tóxicas, mesmo o porque, para verem que são vítimas as pessoas não devem ser criticas?  Ou seja, tudo hoje em dia virou tóxico e quando pessoas realmente assim - porque se banalizou - são encontradas, se confundem e não são presas. Até mesmo para ver essas coisas, esse pessoal tem que ter foco. 


Amauri Nolasco Sanches Junior

44 anos, publicitário, técnico de informática e filósofo





Nenhum comentário:

Postar um comentário