terça-feira, 17 de julho de 2018

Não vi a copa do mundo e o vídeo que o Brasil vendeu a copa


Imagem relacionada





Se você não leu meu texto sobre a Copa que está no meu Linkedin, sugiro que leia primeiro que vai estar linkado aqui. Por que? Porque explico de uma maneira bastante didática, qual o meu pensamento sobre a copa do mundo e o porque eu não vejo. Mas, eu não assisti os jogos da copa porque não acho graça e não vou assistir um jogo, só porque todo mundo assiste e que tenho que ter assunto. Não tenho que ter. essa rivalidade é alimentada pelos governos para que a humanidade não veja a verdade – isso é bem mostrado na animação Vida de Inseto de 1998 – e comecem a indagar as decisões desses mesmos governos. Mas o que poderia ter de novo no fronte? Há um vídeo circulando na internet (mundo digital), que nos faz pensar se essa Copa do Mundo é mesmo jogada sem nenhum acordo (historiadores dizem que haviam acordo até mesmo, nas lutas de gladiadores). Tudo que entra milhões em dinheiro e envolve o poder, sempre a trapaça chega a esse ponto.


Única coisa que achei exagero é o prêmio de R$ 700 mil dólares que o vídeo diz que cada jogador ganhou, acho que mesmo uma instituição como a FIFA, não iria gastar tanto dinheiro. Mesmo o porquê, se for ou fosse verdade, existiria acordos diante do mundo inteiro e existiriam conflitos de interesse. Mas, mesmo assim, acho que existem acordos de times europeus de ida de jogadores brasileiros para o exterior, que envolve, bastantes coisas estranhas que estão além da imaginação da maioria. Não acredito nesse tipo de teoria, porque ela é sempre uma teoria “enlatada” americana, que sempre, alguém tem um plano para dominar o mundo. Quem mesmo jogou duas únicas bombas atômicas, cruelmente, matando milhões de pessoas? Quem criou a maioria de produtos tóxicos que poluem o mundo? Mesmo gostando de alguns elementos da cultura contestadora americana, como o rock, KFC, milk-shake e etc, os Estados Unidos tem uma grande parcela de culpa da desgraça e do grande fracasso do globalismo capitalista.  Por que fracasso? Lançou a internet onde deu um outro mundo para ser explorado por aqueles que contestam (mesmo que existam pessoas alienadas postando coisinhas irrelevantes).


Mas, como vimos no último dia 8 de julho, quando o juiz do TRF-4 tentou livrar o ex-presidente, Lula, no meio da copa, podemos ter a certeza do papel do mundial no mundo. Imaginem uma humanidade sem jogos para lhe divertir, sem nenhum programa e nada para torcer (a competição é uma forma de alienação contra a união), a humanidade não teria esperança e nem certa alegria [questionável], e assim, começariam a indagar os meios de governo. Imaginem o quanto os governantes teriam que explicar a cada passo que dariam. Esse vídeo, mesmo que não for verdade, faz o papel de questionar o grande papel de competições mundiais dentro da economia e dentro da alienação da maioria. Lembramos da caverna platônica. Humanos acorrentados dês a infância, que só viam sombras em uma parede e essas sombras, eram para eles, algo como a realidade. E existiam hierarquias dentro dessa caverna, porque existiam os sábios que teorizavam o que seriam essas sombras, e os governantes, que sabiam o que eram as sombras (porque eles próprios são os produtores das sombras). Eis que de repente, um desses seres humanos – Platão descreve como homem por causa da sua cultura da época – se solta dessa corrente e vai em direção de uma luz que estava entrando na saída da caverna. A saída era íngreme e ele teve que subir até sair da caverna, e quando saiu, seus olhos começaram a doer, por causa do não uso e começou a se acostumar, viu um outro mundo. Viu que a realidade era além das sombras da caverna. Aliás, depois que viu a realidade além das sombras da caverna, o ser humano, viu que a caverna era só uma parte da realidade que se conhecia. Voltou e tentou libertar os outros da ilusão das sombras e os teóricos das sombras – que identificamos como os religiosos e professores – começaram a ridicularizar o ser humano que viu a realidade lá fora. Todos riam das suas afirmações. Até que ele insistiu com elas (afirmações) e foi morto por aqueles que tentou libertar.


Platão descreve a vida do filósofo. Mais ainda, descreve a vida do seu mestre, Sócrates de Atenas (469 ac a 399 ac), que foi condenado a beber cicuta (veneno), por corromper os jovens ao ateísmo. Mas, foi uma acusação, totalmente, politica, e é fácil verificar isso. O próprio Sócrates ao perceber que iria morrer, pede para um dos discípulos matar um galo para Esculápio (deus da cura), outro momento, fala da espiritualidade e de “deus”. Um filósofo ou aquele que busca a sabedoria, são pessoas que subvertem o sistema que inventam narrativas e “sombras” (realidades fabricadas em forma de ideologias e religiões), sempre visando, transcender aquilo que chamamos de real. Sócrates, e outros ao longo da história, saíram dessa caverna (que graças ao filme Matrix, o chamamos de mundo de Matrix). O futebol é uma sombra. Existem muitas outras sombras que não te deixam ver a realidade e não te deixam indagar e um vídeo desse, logicamente, te fazem, no mínimo, indagar aquilo. A Copa de 1982 o Brasil não ganhou porquê? Em 1998 o Brasil perdeu o porquê? No próprio Brasil, em 2014, o Brasil perdeu o porquê? Nesse ano o Brasil perdeu o porquê? São perguntas que ninguém faz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário