quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Chantagem – a filosofia explica?


Por Amauri Nolasco Sanches Júnior


O que é uma chantagem? Segundo a Wikipédia, uma chantagem é um ato imoral e criminoso que consiste em ameaçar em revelar um ato criminoso ou imoral de outra pessoa a não ser que a outra pessoa ameaçada cumpra as exigências que, geralmente, para proveito próprio. Geralmente, quem faz a chantagem sempre vai exercer um processo de pressão mental sobre a pessoa que eles estão chantageando para receber algo do seu interesse, sendo que quem está sendo chantageado, é obrigado a aceitar para não ser revelado o conteúdo que não pode ser revelado. Ora, e quando o chantageado tem nada a perder e é doidão ao ponto de dizer um não para quem está chantageado e resolve escrever um texto sobre chantagem e a filosofia?

Eu sou um cadeirante aspirante de ser um filósofo profissional, sendo que, estou fazendo minha licenciatura. Vivi anos nas redes sociais e em fóruns e vivi muitas coisas para saber que um se foda resolve muito coisa, principalmente, quando você não fez nada de errado nesses anos todos na internet. E olha que fiz um curso de hacker e técnico de informática, mas nunca tive interesse de invadir sistema de ninguém. Mas, existem pessoas que fazem e ainda usam os arquivos que roubam (hackeando) para fazerem chantagens e existem pessoas que caem nessas chantagens. Eu fui, nesses dias, uma vítima de pessoas que pegaram minhas fotos e começaram a dizer que eu mandei para sua filha, e disseram, que ela ficou traumatizada (eu sou tão feio?) e teriam que internar ela e precisavam de R$ 7600,00 reais e eu teria que pagar. Como não mandei nenhum nudes para ninguém, muito menos para menores, eu não aceitei a chantagem e printei tudo, além claro, fiz um B.O. (Boletim de Ocorrência). Se eu fosse um abusador eu faria um boletim de ocorrência? Claro que não.

Claro que acabou por ai, mas queria dissecar o motivo que as pessoas querem enganar as outras, pois, quando te jogam limões, tem-se de fazer uma limonada. Eu não tenho medo nenhum de chantagem e não aceito chantagem nenhuma, porque quando você aceita, você está sendo escravizado daquilo. Eticamente, uma chantagem é uma tentativa de escravizar o outro usando aquilo que não pode ser revelado, quando você não aceita a chantagem, você não dá ao outro o poder que ele supõe ter. Por outro lado, sabemos muito bem, que a nossa cultura está se degenerando não por causa da falta de moral que os moralistas acham verdadeira, mas, a falta de virtude que falta na contemporaneidade. E lendo o livro de Werner Jeager, Padeia – a construção do homem grego, vi que deveríamos nos voltar na verdadeira educação feita em cima da ética (ethos) e a virtude (aretê). Não, a moral não é o mesmo da ética. A moral foi inventada pelos romanos para ensinar o cidadão do império, que ele era uma parte de um todo e não existia um romano e sim, um costume. Os gregos (helenico) se preocupavam com o caráter do cidadão, mesmo que esse cidadão, tenha que viver para a polis. Sempre digo que entre nós e os gregos, esteve Roma e os romanos, por causa do seu vasto império, degenerou toda uma cultura ética e virtuosa.

Claro que outras culturas degeneraram a virtude e a ética ao ponto, de a virtude só ser concebida para um grupo seleto de pessoas que mereciam o título. Mesmo os gregos, no fim da democracia ateniense e o poderio militar espartano, se degenerou quando se esqueceu do ethos e da aretê, ficando apenas, o pensamento que deveríamos ter a phronesis. Esqueceram da paideia socrática que visava a ética em primeiro lugar, visando sempre a procura do bem. Mesmo que os cristãos inventaram a individualidade para explicar a graça – onde cada um recebe quanto as suas ações – esse bem individual começa a ter uma lógica e um porque temos que fazer uma boa ação. Não faço e nunca fiz uma má ação, eu faço boas ações que podem beneficiar pessoas e essas pessoas poderem agregar mais com meu convívio, sempre visando que, a cada obra evoluímos mais e chegamos cada vez mais da verdade. Chegamos bem pouco perto dela, porque a verdade nunca pode ser medida com a realidade, mesmo o porquê, não sabemos o que é a realidade. E, ainda, muitas pessoas acham, que estou viajando e não estou viajando. O que tem de honrado você ganhar dinheiro na chantagem? As pessoas estão criando os filhos para ganharem dinheiro e que se foda, porque o dinheiro está acima daquilo que é de fato, aquilo que aconteceu. Não estou pregando nenhum socialismo – que para mim, é um capitalismo estatal – mas existem maneiras éticas de se ganhar dinheiro mais honestamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário