terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Honra e respeito – a convivência social




 

Para um autêntico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça, só existe o certo e o errado. 





Por Amauri Nolasco Sanches Junior 



É sabido, que antigamente se tinha honra e respeito e que a sociedade pensava duas vezes, para desrespeitar alguém dentro de uma comunidade. Eu fui criado sempre honrando a educação, no qual, fui submetido e respeitando os outros e não é só conversa não, é sério. Eu nunca desrespeitei nenhuma mulher ou ninguém, que viesse falar comigo ou até mesmo, quem eu queria namorar ou estava interessado. Isso para mim, não é um homem e sim, um moleque e tenho plena convicção que não sou. Mas, como diz aquele velho ditado, por causa de uns, outros pagam o “pato” e tem sempre aquelas frases do tipo: “todo homem é igual”, “todo homem é um estuprador em potencial”, “todo homem assedia” e por ai vai a lista. Por outro lado, isso é uma jogada politica para obter maior poder por separar a massa (social) em nichos para melhor governarem. 

A questão que perdemos a virtude (aretê) que seria a honra e o respeito de ser o que se é. Pois, quando os gregos educavam seus jovens (homens livres), não eram porque queriam que ele ganhasse dinheiro ou que trabalhassem para alguém (isso também, mas não era o essencial), e sim, era para criar cidadãos melhores dentro da sociedade levando os princípios que sempre fizeram essa sociedade ser o que são. Mas, perdemos isso para ganhar coisas que não tem nada a ver em ser cidadão e só tem a ver para ser um escravo do sistema. Sim, não precisamos de mais stress para ter mais, temos que ter o suficiente para sobreviver e viver confortavelmente. Porém, essa busca do cada vez mais, tem levado o ser humano a deixar a moral e a ética de lado e buscar esse “mais” em situações, que na teoria, eram ilegais. Ai, mora o perigo dessa sociedade estilhaçar e foi o que aconteceu em Atenas e Roma, pois, enquanto havia virtude entre os governantes, havia uma união e quando isso acabou, acabou tudo. 

É o que está acontecendo, ou seja, as pessoas não tem nenhuma honra e não tem nenhum respeito pelo outro, porque se acabou com essa coerção e a empatia de fazer a seguinte pergunta: se fosse comigo, eu gostaria que agissem assim também? Provavelmente, não. Assim, trago comigo vários princípios que não deixo nunca e fazem eu ter honra e respeito. Primeiro, não abro mão da minha liberdade e assim, não aceito que as pessoas achem do direito de me fazerem ameaças ou chantagens, sejam elas quais forem. Quer fazer algo contra mim, faça e não encha meu saco. Não gostou do que eu posto? Me bloqueia. Mas não ache que vou fazer o que você quer, pois, não faço o que ninguém quer e isso vem da minha alma espartana. Segundo, não faço nada ilegal, mesmo que isso eu não concordo, pois, a grande maioria concordou em fazer assim, então, temos que seguir a lei para ter ordem. 

Tudo tem uma ordem. Se o universo não tivesse uma ordem, não teríamos um sistema solar e nem ordem para ter vida no planeta Terra. Então, nossa vida se não tiver ordem e seu caminho reto – mesmo que você faça sua própria moral – ela não tem uma ordem para vivemos. Por que vou fazer alguma coisa que não queremos para nós? Queremos que as pessoas nos matem, nos batam ou que nos chantageia? Claro que não. Queremos que as pessoas nos respeitem e acreditem que nem todo mundo tem a essência má (ignorante) ou que elas são boas (conhecimento), porque depende dos valores que foram ensinados para essas pessoas. Não só pela educação e sim, também, pelo exemplo. Você educa seu filho para ser um cidadão e não só para você mesmo. Você cria seu filho para o mundo e não só para você mesmo. Então, essa cultura reacionaria que acha que no seu tempo não tinha isso ou aquilo, é uma puta mentira. Primeiro, que sempre teve jovens que quiseram mudar o mundo, acontece que a internet potencializou isso e mais, no meu tempo (anos 80/90), tinha a lambada, a boquinha da garrafa, entre outras coisas. Segundo, educação não é uma coisa que você tira dentro do que você acha, educação é um meio de colocar seu filho dentro da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário