quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Entre Luciano Hang e José Ortega Y Gasset

 


Ortega y Gasset según Fernando Vicente

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"Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."
José Ortega y Gasset

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Amauri Nolasco Sanches Júnior

 

Muitas coisas parecem estranhas nesse cenário político que estamos passando no Brasil nesses últimos tempos, até uma doença horrível vira palanque político e alvo de teorias conspiratórias que não são verdade. Segundo a Folha de S. Paulo, o documento que mostra o resultado do laudo da pericia, mostra que Regina Hang, mãe do dono das lojas Havan Luciano Hang, além de ter recebido o tratamento precoce contra a doença, ainda Hang teria dito que não tinha dado nada a ela que é uma inverdade.

Ainda, dentro do prontuário medido da mulher diz que ela morreu em consequência de uma pneumonia bacteriana e não tem nenhuma citação de Covid-19, nesse sentido, ela foi internada na unidade hospitalar Sancta Maggiore (em São Paulo), como causa da sua morte. Ainda o documento de quase 2000 páginas, foi escrito pela empresa Prevent Senior, que opera e controla o hospital onde a mãe de Hang faleceu.

Isso nos remetem em duas coisas, a ética como base de uma não verdade e a verdade como objeto de desejo de saber qual for o seu conteúdo. Primeiro, a ética não tem a mesma conotação da moral, pois, a ética tem a ver com o caráter e a moral tem a ver com o costume. O costume tem a ver – dentro de uma sociedade – um modo de pensar coletivo e sobre o que a sociedade pensa num geral. Costume – como achei no google – é o mesmo de hábito, uma prática frequente, regular. Mas, também, é um modo de pensar e de agir que é característico de uma pessoa ou de um grupo social.  Ou seja, se a moral tem a ver com o costume, então, a moral enquanto alicerce de hábitos sociais devem seguir o que a grande maioria pensa. Mas, existe a ética, e o caráter tem a ver com o hábito e valores que recebemos desde nossos berços.

Ortega Y Gasset dizia que “achamos uma verdade quando achamos certo pensamento que satisfaz um pensamento intelectual”, ou seja, todas as verdades não existem porque são verdades superficiais. Nesse caso, a questão é defender a sua verdade e não a verdade maior, a verdade que contrapõem na questão subjetiva de cada um. Ora defendendo um lado, ora defendendo o outro. Qual narrativa está com a razão? Estão certos? O bolsonarismo se fez diante de coisas erradas que o governo petista fez não éticas, por outro lado, se faz diante do anti politicamente correto e o seu alicerce é a religiosidade cristã moralista e fanática. Já o lulopetismo se constrói durante o regime militar entre o socialismo sindicalista – principalmente, o sindicalismo brasileiro que ainda tem um pensamento do século dezenove – onde o lema era defender o direito dos trabalhadores e que, ao longo do tempo, se ampliou em defender as minorias. O governo petista teve êxito no primeiro mandato, mas ao logo da ânsia de se perpetuar ao poder, começaram a se vender (ou comprar) e tomar medidas populistas que geraram o bolsonarismo.

Ortega diria – em suas aulas de metafisica – que tanto o bolsonarismo como o lulopetismo não existem pelo fato que são verdades que confortam o modo intelectual tanto de um lado, quanto do outro. Se isso for verdade – quem fez o relatório foi a empresa Prevent Senior – há um hábito de modificar e esconder documentos para dar lugar as suas narrativas, ou seja, defender as suas verdades e isso é antiético. Tem a ver também com a moral, pois, se transforma em um hábito, um modo operante e que as verdades têm que ser defendidas nem que sejam verdades forjadas. Gasset tem razão, as verdades não existem por si mesmas, são feitas por aqueles que querem elas e assim, defendem seu ponto de vista.

A questão é: se a mentira o antiético é uma forma de operar dentro de uma sociedade, esse antiético não está na moral? Numa sociedade que não tem capacidade de leitura e argumentar o que leu, como queremos construir uma sociedade justa e honesta com conhecimento?



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