domingo, 4 de novembro de 2018

Religião e política – vamos falar da verdadeira espiritualidade




Resultado de imagem para espiritualidade




Amauri Nolasco Sanches Junior

 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ”
(João 8:32)


Não tenho uma religião certa, mas, não sou ateu. Gosto bastante do espiritismo e gosto de ficar vendo palestras espiritas, como eu gosto de ler livros budistas e ver as palestras da monja Coen. Como eu leio livros católicos. Livros protestantes. Livros de todas as religiões e até mesmo, revistas satanistas. Daí formei minha espiritualidade a partir das leituras que eu fiz e foi uma coisa bem interessante, porque eu tenho uma leitura espiritual, muito além do que a maioria. Aliás, eu gosto de estudar a parte esotérica das religiões, que é a essência da espiritualidade simbólica humana. Mas, não gosto dos pentecostais. Para mim, em particular, eles não são protestantes. Só observar os rituais da Igreja Universal entre outras, que decorrem de elementos que não fazem parte da teologia do verdadeiro protestantismo de Lutero e Calvino.

Por incrível que pareça, num modo bem no fundo, o protestantismo vai abrir portas para a filosofia moderna e para a ciência, porque quebra o paradigma católico da hegemonia cristã. E outra, o protestantismo tira as teologias dominantes para voltar ao cristianismo primitivo. Mas, o verdadeiro protestantismo fez isso, o verdadeiro que voltou a essência cristã. E até, criou o Estado laico que não é um país ateu, mas, uma nação que todas as religiões podem conviver em harmonia. Mas, hoje tudo mudou e voltamos ao cristianismo punitivo, o cristianismo que não tolera a outra religião, um cristianismo que deu liberdade para ter mais fiéis e está fugindo da essência luterana ou calvinista. E acho que política deveria estar bem longe da religião. Os pastores pentecostais ou neopentecostais, estão fazendo igual os papas da idade média faziam, coroando os reis para melhor atender suas demandas. O pastor Silas Malafaia está aí para não me fazer mentir. Não que o presidente Bolsonaro foi coroado pela igreja, mas, usam a religião como um meio político de demandas que a igreja quer impor e isso é, o ensino das matérias que eles querem nas escolas.

As verdadeiras espiritualidades impõem? Não. Jesus impôs alguma coisa em seu ensino? Não. Em pleno século 21, existem pessoas que acreditam que a Terra é plana (e olha, já estamos na física quântica). Essas coisas só me fazem pensar uma coisa, as pessoas se fanatizam por medo das mudanças do mundo e é fácil de perceber isso. Por que as pessoas iriam seguir uma religião que prometem coisas e não o verdadeiro conhecimento espiritual de despertar? Os cristãos mais ortodoxos podem ficar chocados, mas, eu aprendi muito mais cristianismo nas revistas satânicas que li na internet, do que nos livros cristãos. Porque eles não se aprofundam no ensinamento de Jesus e ficam demonizando religiões e atitudes que não tem nada a ver com o demônio (nem acredito em demônios). Eu acredito o que Buda Gautama disse, não existe bem ou mal, mas, o conhecimento e a ignorância. O conhecimento espiritual e a ignorância existencial do lado espiritual. Assim, não se pode ser a favor da escravidão humana pelo sistema, seja qual for o lado que você estará.

Vamos ser didáticos. O positivismo cartesiano nos diz, seguindo a teologia católica que Descartes seguia, existia o espirito e o corpo. O espirito é o “res cogitans”, que pensava e imaginava as coisas e existia o “res extenso”, que era o corpo que existia no mundo e nos faz ter movimentos. O básico é isso (porque é muito mais complexo). Descartes lançou uma dúvida pertinente dentro da ótica espiritual, pois, ele dizia que não teria como saber se estamos acordados e se estamos sonhando. Nesse interim, disse sua famosa máxima, eu penso, logo, eu existo. Nossa única certeza é que existimos como ser pensante, como ser que indaga o mundo que está em sua volta, mas, não poderei ter certeza se as outras coisas existem. Ao meu ver Descartes errou, porque não há dois corpos, existe um só. Nosso corpo e nosso espirito são um só. A realidade é moldada conforme as nossas atitudes e essas atitudes são determinantes para temos uma realidade boa, ou uma realidade má.

Buda disse que não há bem e nem mal, mas, o conhecimento e a ignorância. Assim como, Jesus disse que conhecerá a verdade e ela vai nos libertar. Cristo e Buda disseram a mesma coisa num modo diferente, temos que conhecer o bastante para não se iludimos com o mundo, não odiar, não ter inveja, não ser egoísta. Um bandido, por exemplo, tem ódio da sociedade, medo de morrer a qualquer momento, inveja que o outro tenha o que ele não pode ter e o egoísmo em achar, que a culpa da sua pobreza é do outro e a cobiça e a ilusão, toma conta do seu coração. Eu acredito na lei do universo, tudo que vai, volta. Se o sujeito tem o conhecimento do verdadeiro espiritualismo (não essas religiões do medo), ele não vai seguir o caminho do ódio, da inveja, porque não tem medo nem da vida e nem da morte. Ok. Você ouviu isso do mestre Yoda, que o medo gera a raiva, a raiva gera o ódio e o ódio leva o lado negro da FORÇA. Mas, o mestre Yoda (Jedi), é na verdade, um mestre zen budista. O lado negro da FORÇA é a ilusão do apego daquilo que impermanente, daquilo que não vai durar eternamente. O agora que importa. O que você vive agora que importa, amores, prazeres, convivências, acordos, raiva, briga, etc. o que existe é só o agora, porque o futuro não existe e o passado é uma mera lembrança. A FORÇA, simplesmente, é a força geradora de tudo, um percebem mais, outros percebem menos.

Portanto, fico com meu lado meio espirita e meio budista para gerar uma noção espiritualista em entender minha realidade e gerar atitudes éticas e morais, sem gerar medo. Eu não vou para o inferno se ver uma mulher de biquíni, mas, eu tenho que ter ética o bastante em respeitar quem estar no meu lado. A questão não é o Eterno me castigar, e sim, eu ter uma atitude de melhorar meu espirito em alcançar o conhecimento de fazer o que é certo. Para os outros? Não. Cada um deve encontrar seu caminho e seu carma (trabalho), que deve fazer com seu espirito e assim, esse trabalho ético, de orgulho ou de fidelidade, é meu. Esse é meu lado espiritual.

2 comentários:

  1. Caro Amaury,
    muito bom! Já que você diz que lê todos os assuntos relacionados com espiritualidade e discorda dessas religiões que querem impor seus fanatismos,ofereço uma leitura bastante cientifica sobre o tema DEUS e as Trevas. Embora sejam mais de 1.500 artigos e 123 livros, indico o começo pelo link- https://mariosanchezs.blogspot.com/2018/10/as-trevas-escravistas-estao-finalmente.html
    Ali indico mais alguns artigos nessa matéria.
    Favor responder no e-mail msanchezs@terra.com.br

    ResponderExcluir