sábado, 3 de novembro de 2018

Movimento de Resistência está errado em essência





Resultado de imagem para o melhor governo é o que governa menos


Amauri Nolasco Sanches Junior

Quando eu montei esse blog, meu intuito era trazer um pouco a visão do anarquismo que estava ou esta, bastante errada nas ideias do senso comum. Depois que eu comecei a escrever notícia no Blasting News, eu comecei a usar o blog para dar minha opinião das diversas coisas que passam no mundo, sem frescura e sem meias palavras. Mas, uma coisa é bem importante frisar, o blog Resistência (pelo menos nos seus textos), não tem partido, não tem ideologia e não tem religião. Eu mostro um mundo diferente daquele que o pessoal está acostumado a ler, onde eu tenho que defender um lado. Para mim, os dois estão errados.

Ai que esta, quando você é uma resistência a alguma coisa, você tem que ser radical o bastante de não assumir nenhum lado. Não adianta ser resistência de um lado do sistema e estar, categoricamente, no outro lado do sistema. Isso se chama oposição. E deixa eu te dizer uma coisa: oposição, por mais radical que seja, não é resistência. Ser oposição é estar num estado ou condição que se opõem e aquilo que se opõem, é oposto daquilo que você é oposição (muitas vezes, se assemelha só mudando a ideologia). Já o Movimento de Resistência, é um conjunto de atos que são levados a cabo por um grupo de pessoas que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado. Esse termo também se refere a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra a autoridade constituída (tirada do Wikipédia). Quer autoridade constituída mais forte do que o ESTADO? Só que acontece que até o petismo está dentro do sistema.

Ora, esse movimento de resistência tem alguns problemas a seres analisados. É muito saudável dentro de uma democracia (mesmo eu achando que a democracia é opressão da maioria, mesmo assim, é melhor do que ditadura), ter uma oposição faz equilibrar as coisas, mas, a resistência de um governo eleito que nem começou, é ser precipitado. Depois, a grande maioria, defende o petismo e o Lula, que chefiou um dos esquemas mais corruptos da história. Isso não sou eu que estou dizendo, todos os jornais disseram na época. Portanto, você não está resistindo ao sistema, você está defendendo um lado da história, então, não está resistindo a nada. Ainda, para você ser resistência – isso vale para os jovens que nem arrumam o quarto e querem arrumar o mundo – você tem que parar com essa preguiça que vem da nossa cultura, abra um livro sobre o assunto. Um livro pequeno e fácil de ler é o “A Desobediência Civil” de Henry Thoreau, que fala, verdadeiramente, como resistir o sistema sem viés ideológico. Thoreau já abre o livro com a frase: 'O melhor governo é o que governa menos', mostrando, que não importa o lado, sempre o prejudicado é o povo.

Outra coisa, como julgar algo que ainda não começou? É muito estranho achar que deveríamos resistir com algo que não começou ainda, como se existisse, porém, não existe. Não há um parâmetro. Não há como começar. Só há especulação como vai ser. claro, que críticas vou fazer, mas, temos que esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário