segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

#valevaitomanocu – a chacina de Brumadinho (MG)





Resultado de imagem para Brumadinho






Amauri Nolasco Sanches Junior

Immanuel Kant (1724-1804) dizia que a ética não deveria ser uma lei política e sim, um dever de cada um. Por exemplo, se eu sei que não pode dirigir em alta velocidade é porque eu sei, que é uma forma de não arriscar a própria vida e nem a vida dos outros, é ser responsável consigo próprio e com o próximo. Ou seja, se você não quer que façam com você, não faça a mesma coisa com os outros. Você imagina como seria se outra pessoa manobra-se na contramão e batesse no carro de um parente ou da sua mulher? Ou que atropelasse um filho ou seus pais? E como seria se a família de todos os envolvidos da empresa de mineração Vale, se parentes deles fossem soterrados com toneladas de lama com dejetos de mineração? Será que os políticos que votaram o aumento da capacidade de extrair minério iriam querer que seus parentes morressem assim?

O Imperativo Categórico é bem preciso quando se trata do Brasil. Somos uma nação que nosso pilar sempre foi a ignorância, porque os únicos estudados e com alguma cultura, foram os jesuítas. Esses jesuítas eram católicos e os católicos sempre acreditavam que o estudo é uma coisa que te colocava em orgulho, e o orgulho, é um pecado original. Aliás, graças ao conhecimento de tudo, segundo os ensinamentos cristãos católicos, fez Satã ter o orgulho e a inveja de Deus. Assim, eles não queriam dar alguma cultura aos índios e aos filhos dos bandeirantes, eles queriam catequizar. Por exemplo, os Estados Unidos da América (EUA), para pegar uma nação com a mesma idade, a primeiras universidades americanas foram construídas a partir do século dezesseis e dezessete. A primeira universidade do Brasil, só aconteceu no século dezoito com a vinda do imperador português Dom João VI. Mas, porque a nação norte-americana teve uma atitude de dar o conhecimento e o estudo e no Brasil não?  Porque, já no século quinze, a Inglaterra já era uma nação que tinha uma tendência de liberdade e de cultura e que saiu, graças aos reis, da idade média. Depois de Henrique VIII, houve uma ruptura com a igreja católica. Portugal tinha uma fé cega e era católico, levando a corte dar uma de iluminista, mas, que demorou a se modernizar.

No mais, a colonização dos Estados Unidos foi por famílias que queriam cultivar e condenados – que foram mandados ou fugidos – que queriam ganhar dinheiro. Por outro lado, a maioria dessas famílias e pessoas, sabiam que iriam ficar lá e tinha a sensação que as terras americanas eram uma extensão da Grã-Bretanha. A Inglaterra (que é a nação líder do conjunto da Grã-Bretanha), não tratava as terras americanas como uma simples colônia e não tinha uma dominação religiosa. Como eram, em sua maioria, protestantes, as próprias pessoas construíram as igrejas e as próprias pessoas construíram as cidades (até, as próprias pessoas, mataram os nativos). Por isso mesmo, o norte-americano é um povo muito pragmático e utilitarista. Assim, melhor sacrificar poucos para muitos viverem bem (não quer dizer que eu concordo). Portugal era uma nação que descobriu o caminho das Índias – nesse intuito de desbravar esse caminho, descobriu o Brasil – ganhou muito dinheiro com isso e gastou muito dinheiro. Teve sempre um povo ignorante e religioso, acreditava numa religião que não gostava do conhecimento, mesmo que seus governantes, fossem metidos a iluministas. Na verdade, Portugal nunca tratou o Brasil e outras colônias como uma extensão das suas terras (como ficou conhecida a burrice de Dom João VI de não fazer o centro do seu império no Brasil) e sim, os portugueses sempre parasitaram as colônias. Os bandeirantes eram condes falidos ou mandados, para descobrir minérios preciosos (como ouro ou pedras preciosas) com a promessa de eles voltarem para suas terras (que nunca acontecia). Mentiam (que é pecado), usavam da esperança para convencer os bandeirantes e ainda, os bandeirantes atacavam, escravizavam e em alguns casos, estupravam, os povos nativos. Muitos casaram com as filhas dos chefes (quantos jesuítas não se renderam ao pecado da carne?).

Por que será que Minas Gerais tem esse nome? Por que Tiradentes foi enforcado e estripados (muito acham que não foi ele)? Minas Gerais tem esse nome por causa das suas jazidas de minérios diversos, que fazem do Brasil, uma nação com muita riqueza. Acontece, que ter mineradores minerando em minas ou rios um por um, é diferente do que dragas engolirem montanhas imensas quase todo dia. Se os dejetos já eram problema com o simples minerador – que jogava na própria água do rio ou em volta da mina – imagina dragas tirando milhões de minérios? A Vale é uma das maiorias mineradoras da América Latina, foi fundada por Getúlio Vargas em 1942 – muito provavelmente, por causa da segunda guerra mundial – e privatizada, com participação ainda do governo, pelo governo FHC (Fernando Henrique Cardoso). Muitos culpam a privatização, porém, muitas empresas estatais como os Correios, não tem competência para se operar no Brasil. Sofremos de problemas estruturais, educacionais, de ordem da saúde e do emprego. Somos um pais rico em recursos e de dinheiro, mas, somos um país desigual. A desigualdade não pode ser confundida com a pobreza.

Tendo um povo que não tem emprego, não tem uma educação de qualidade e não tem uma infraestrutura – que se não tomarmos cuidado, haverá apagões no ano que vem -. para melhorar como população e como cidadão que tem que cobrar e exigir da classe política. Um povo que acredita em gurus religiosos (como no caso do assediador) ou gurus políticos (que são como pais ou como pastores), não vai cobrar nada e ainda vai morrer sem saber como morreu. Há um conjunto de culpa, dês dos executivos e o presidente da Vale, até mesmo, o ex-governador de Minas, Fernando Pimentel (PT). E algumas perguntas no ar como: por que deputados aprovaram o alvará para aumentar a capacidade da barragem, se já haviam relatórios falando do perigo? Por que que nada foi feito depois que aconteceu a chacina de Mariana (MG) que além de destruir a cidade, ainda chegou até no mar da Bahia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário