terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Estudos revelam: evangélicos brasileiros não sabem o que é conservadorismo e que a Bíblia é um livro moral (parte 1)





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Abra se tiver coragem (AQUI)


Amauri Nolasco Sanches Junior

As pessoas estão confundindo as coisas com o governo Bolsonaro na questão de misturar religião com o governo, mesmo o porquê, o nosso Estado é laico. Ser laico não é ser ateu, apenas é uma divisão para que todas as religiões, convivam em paz e em harmonia. Portanto, na área política, não pode ser essa mistura entre religião e o Estado. Roma fez isso e não deu certo. Mas, acho que a ministra dos Direitos Humanos, das mulheres e de outras minorias, Damares Alves, deveria pensar um pouco mais como advogada do que como pastora. Porque ela dizer que a ciência deveria estar nas mãos dos evangélicos, é um pouco demais e não se deveria nem haver discussão sobre isso. Cada um no seu quadrado como mostrou o ministro da Ciência, Marco Pontes.

Primeiro, há uma seria confusão entre ser conservador e ser liberal, que começaram a difundi algo como um liberal na economia e conservador nos costumes. Vendo um vídeo do professor Pondé, eu entendi que há uma séria questão que deveríamos tomar cuidado. Porque o conservadorismo vai nascer no século 18 com a filosofia de David Hume (1711-1776), que desenvolveu o pensamento cético e o filósofo britânico, Edmund Burke (1729-1797), que vai criticar a Revolução Francesa na sua maior obra. Hume desenvolve uma filosofia cética que vai colocar a dúvida em questões que eram tomadas como “verdades”, que Burke, usou para duvidar de uma mudança repentina dentro de uma sociedade. Ora, na área filosófica, um conservador em política é aquele que tem uma certa dúvida que o ser humano possa inventar muitas coisas. Nós, herdamos muito o reacionarismo francês que é uma volta daquilo que era e o reacionarismo católico, que entre outras coisas, defende a volta das missas em latim (se for na lógica, as missas então, deveriam ser em aramaico, língua de Jesus). Mas, o conservadorismo britânico (filosófico), nasceu de uma dúvida de quem calcula mundos que não existem e usam uma retorica para convencer que esses mundos são possíveis. Prova disse é o socialismo (muito em experimentado e que não deu certo) e o comunismo. Segundo a visão britânica do conservadorismo, eles são engenheiros sociais e econômicos que acham que podem reduzir tudo lógica planificada, ou seja, são sofistas calculadores de economias e sociedades sem a menor chance de existir. Um conservador raiz (tenho certa dúvida que os neopentecostais e os pentecostais são dessa linha, mas, voltarei nisso no texto), ele valoriza o habito e acredita que os nossos ancestrais não destruíram o mundo, mas, talvez, nós possamos destruir brevemente.

  Ser liberal no sentido norte-americano quer dizer uma maior intenção do ESTADO. O que, aqui no Brasil, chamaríamos de um pensamento de esquerda. Mas em sua origem, o pensamento liberal na economia é uma sociedade onde as pessoas devem ser estimuladas a serem responsáveis por si mesmas. Seu ideólogo é Adam Smith (1723-1790), era um filósofo muito mais moral, mas, ele entendeu que quando as pessoas ficam livres se tornam mais criativas (não um mundo perfeito), mas, a liberdade do indivíduo deve ser privilegiada. Se valoriza o indivíduo e ter ações econômicas. O pensamento liberal tende sempre a ser aberto moralmente, concepções ancestrais.

Liberal conservador dúvida dos engenheiros sociais “muito loucas” e defende a conservação as instituições democráticas existentes. Privilegiar a propriedade privada. Defende razoável liberdade e experimentar no espaço da lei e que possa viver no espaço livre do merecimento. Agora, o neoconservador surge nos Estados Unidos da América no final dos anos 70 a continuou nos anos 80 durante o governo do presidente Ronald Reagan (1911-2004) – que teve grande influência religiosa – até o presidente George W. Bush Jr (1946). O termo NEOCON aparece na mesma época.

Ora, um pensamento conservador é um pensamento cético que dúvida de certas utopias dentro da sociedade que está fora do escopo de uma ideologia mais empírica e que deu certo. Mas, para entender os “cristãos” que está no governo e que se dizem conservadores nos costumes e liberais na economia. Primeiramente, Jesus não era um conservador e reformulou algumas coisas das leis judaicas, como o apedrejamento de adulteras, perdoar quem te ofende, que o mal não é o que entra pela boca e sim, o que sai (se referindo a comer porco); de fazer comercio no templo dedicado a Deus; ele mesmo fazer a cura através da fé; e redigir um só mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas, ao próximo como a si mesmo. Fora que reformulou a lei do sábado curando enfermos em pleno dia de ócio, segundo as leis mosaicas. Segundo, a essência do protestantismo já é uma ruptura com a tradição católica, voltando ao cristianismo primitivo.

Segundo o Wikipédia (foda-se se você acha que não é uma fonte confiável), o protestantismo é uma das três principais das divisões do cristianismo, junto com a igreja católica e a igreja ortodoxia (ortodoxo é aquele que está conforme a doutrina) e é a segunda maior igreja que tem maior número de adeptos e foi a última a ser criada. Se originou com a Reforma Protestante, que foi um movimento contra o que seus seguidores consideram como os erros da igreja católica. Assim, os protestantes rejeitam, por exemplo, a doutrina católica romana da supremacia papal dos sacramentos, mas descordam entre eles na questão da presença real de Cristo na Eucaristia. Eles enfatizam o sacerdócio a todos os “crentes” (aqueles que creem na doutrina protestante), pela justificação pela fé (sola fide) em vez das boas obras e a autoridade da Bíblia sozinha (e não com a tradição sagrada) a fé e na moral (sola scriptura). As “Cinco Solas” podem resumir as diferenças teológicas básicas em oposição a Igreja Católica.

1º - Sola Scriptura (somente a Escritura) à O princípio na qual a Bíblia tem total primazia dentro da relação da tradição legada ao magistério da igreja protestante (evangélica), quando esses princípios doutrinários estão em conflito.

2º - Sola gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça) à esse princípio afirma que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que o ser humano somos resgatados da Sua Ira, somente, através da graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é uma obre sobrenatural do Espirito Santo que traz a Cristo por nos soltar a servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

3º - Sola fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé) à princípio que afirma que justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo. É pela fé em Cristo que Sua justiça é imputada a nós como única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.

4º - Solus Christus (Somente Cristo) à princípio que afirma que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e Sua obra não é proposta.

5º - Soli Deo gloria (Glória somente a Deus) à princípio que afirma que a salvação só é através de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para sua gloria.

Ora, se fomos analisar toda o princípio do protestantismo raiz (vou escrever sobre as pentecostais e os neopentecostais), eles mudaram totalmente, a tradição cristã até então. Acontece que hoje, pelo menos aqui no Brasil, há muito mais uma adesão as igrejas pentecostais e neopentecostais, que a princípio, não seguem muito o que o protestantismo raiz segue. Assim, a própria história do protestantismo é uma história de rompimento das tradições assim como Jesus rompeu algumas tradições dentro da cultura judaica da sua época. E outra coisa, existe uma confusão de uma tradição moral e uma tradição política que deveria ser o conservador. Família é subjetiva e depende das escolhas de cada um e mesmo que você não goste (não é uma ideia marxista), a família moderna foi sim, produzida pelo capitalismo. O liberalismo e o marxismo, num modo bastante analítico, vieram de uma mesma fonte que é a filosofia de Rousseau. O liberalismo foi um contraponto da afirmação do filósofo genovês, que aquele que teria cercado um punhado de terra e dito que aquilo era dele, é um imenso ladrão. O liberalismo vai dizer que as pessoas são livres para fazerem o que acharem que devem (dentro das leis), e que, se as terras são compradas por ele, tem o direito de ter sim. E o marxismo, que vem da filosofia de Karl Marx (1818-1883), não na sua “pureza”, é a favor da propriedade comunitária onde todos podem desfrutar todas as terras, porque a terra não é de ninguém. O anarquismo vai ser bastante radical dizendo que nada é de ninguém.

Os britânicos acham estranho essa coisa de liberalismo conservador, porque a essência do liberalismo é exatamente a liberdade de fazer o que bem entende dentro de uma sociedade de consumo. E por incrível que pareça, o liberalismo e todo o movimento iluminista e antes dele, a renascença, começaram nos burgos onde a nova religião tomava corpo. Lógico, que muitas pessoas tiveram que tomar cuidado, mas a arte começou a sair do mesmo graças ao protestantismo. Aí entrou em um outro aspecto muito importante, em muitas filosofias – como já disse antes – como o liberalismo, o iluminismo, as grandes filosofias que vão analisar além da questão da tradição católica. Essa liberdade que vai fazer casais poderem se separar se não dão certo, vai fazer com que as ciências possam evoluir, possamos inventar inúmeras tecnologias e vai fazer as pessoas pensarem além de um cristianismo católico imperialista e que obedecia muito mais preceitos romanos e não de Cristo.

Nossa tradição é católica e quando as igrejas pentecostais começaram a crescer, muitas pessoas eram da igreja católica romana e começaram a trazer muitas coisas delas. Em nenhuma parte do mundo – nem em países protestantes – as pessoas são levadas a crer que o estudo é um pecado e a filosofia é coisa do demônio, só aqui. Pastores que dizem que a Terra é plana, vão ao encontro do que o papado dizia lá na idade média. Porque o embasamento que a Terra é plana é de um filósofo e não está em nenhum texto bíblico, não está em nenhum cânone e a bíblia, na sua real essência, é um livro moral. Acho que a ministra Damares Alves deveria pesquisar mais, deveria não misturar ciência e religião, e deveria estudar mais os preceitos da religião que segue. Porque você colocar em dúvida que uma ciência só é ciência das mãos de um religioso – no qual, vai falar o que a maioria vai querer ouvir – é de uma ignorância muito grande. Mesmo o porquê, todo livro sagrado é alegórico e não pode ser levado ao pé da letra.

Continua....

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